ENTIDADE LATINOAMERICANA DE ADVOGADOS TRABALHISTAS, PROPÕE PRINCIPIOS INTERNACIONAIS PRÓ-TRABALHADOR

A ALAL – Associação Latinoamericana de Advogados Laboralistas, aprovou um documento, na sua ultima reunião no México, chamado Carta Sociolaboral Latinoamericana, contendo 20 propostas, voltadas, todas, para a proteção do trabalhador latinoamericano, que pretende trabalhar nos países da região. “No mundo globalizado, o capital já se estruturou, regulando os mecanismos para a livre circulação de mercadorias, mas inexiste, em contrapartida,  mecanismos  de proteção à livre circulação dos trabalhadores, nem aos direitos previdenciários de reciprocidade”. Afirmou o presidente da entidade Luiz Salvador, em artigo publicado no sítio do Consultor Jurídico – 15-04-2010.


“A Carta Sociolaboral para a América Latina, deverá estabelecer, em primeiro lugar, a livre circulação de pessoas, eliminando qualquer discriminação por razões de nacionalidade. E deve fixar um denominador comum no nível de proteção dos direitos dos trabalhadores, que agirá como um dique de contenção frente a novos ataques que contra eles tentará o neoliberalismo, acaso vestindo novas roupagens com as quais pretenda disfarçar suas misérias.” Concluiu o presidente.

A entidade, de posição claramente de esquerda, não informou para quem vai enviar a Carta. Talvez o melhor interlocutor para defendê-la, junto aos seus pares, seja o presidente Hugo Chaves da Venezuela.

0 comentários:

Postar um comentário